Conheça os dois tipos de financiamento imobiliário brasileiros

Enviando email...
Conheça os dois tipos de financiamento imobiliário brasileiros
05/08/2019

Conheça os dois tipos de financiamento imobiliário brasileiros

Financiar um imóvel é assumir um compromisso a longo prazo. Por isso, é importante você conhecer os principais tipos de financiamento imobiliário. Nós reunimos os dois praticados no Brasil, para você ficar por dentro de como eles funcionam e estar preparado para escolher o melhor para o seu caso.

Aqui, você também vai saber por meio de quais recursos é possível optar por um dos dois tipos de financiamento imobiliário. Confira abaixo!

1. Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
É um programa de financiamento habitacional do governo. Atualmente, financia imóveis de até R$ 1,5 milhão. Os juros são de até 12%. Para financiar um imóvel pelo SFH, você pode optar pelos seguintes sistemas:

  • Tabela Price
    Também conhecida como sistema francês de amortização, no financiamento por Tabela Price as prestações possuem um valor fixo, com juros já embutidos. Aos poucos, o saldo devedor é amortizado conforme o pagamento das parcelas.
     
  • Sistema de Amortização Constante (SAC)
    Como o nome já indica, no financiamento por SAC o valor da amortização é constante. Os juros são decrescentes ao longo do prazo de pagamento. Ou seja, o valor das parcelas vai diminuindo.

Para agilizar o financiamento, há dois recursos que ajudam a quitar e a fechar o contrato da compra do imóvel mais rápido:

  • Financiamento por composição de renda
    Nessa categoria, você pode dividir o financiamento com uma pessoa e, com isso, é possível financiar um imóvel com valor maior.
     
  • FGTS
    Pode ser usado para pagar parte da construção, compra, amortização, ou parte do valor das prestações do financiamento.
     
  • Programa Minha Casa Minha Vida
    Destinado para famílias de baixa renda, as taxas de juros são consideradas as menores do mercado imobiliário e a família recebe um subsídio do governo para fechar o contrato.

2. Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)
É, também, uma alternativa criada pelo governo, que financia imóveis acima de R$ 1,5 milhão não inclusos no SFH. Nesse tipo de financiamento imobiliário, não há um limite de renda comprometida. Ou seja, você pode pagar parcelas mais altas e quitar o financiamento em menos tempo.

Porém, se você deseja usar o seu FGTS, no SFI não é possível. A taxa de juros máxima é de 12% ao ano.

Comprometimento de renda
Um lembrete importante para você: as parcelas do financiamento não devem comprometer mais do que 30% da sua renda. Afinal, você também precisa manter em dia o pagamento de outras despesas pessoais.

Imóveis à venda em Limeira
Tem diversas opções na Roque para você conferir! Desde imóveis usados a novos. Na área de lançamentos, a Roque trabalha com as principais incorporadoras e loteadoras de Limeira e região.

Acesse o nosso site para conferir os imóveis à venda em Limeira e conte com a nossa equipe, estamos à disposição para auxiliar você em sua escolha.

Imprimir

Deixe um comentário

Nome:
Email:
Comentar:
Adicionar comentário

Name:
Email:
Subject:
Message:
x

Categorias